Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem
Manuel Bandeira
Anúncios
nao quero fazer um comentario quero um comentario
Nos versos de “O Bicho”, Bandeira retrata a miséria humana. Homens que reviram o lixo em busca de alimento para o corpo numa incessante busca pela sobrevivência, mesmo que esta seja miserável.
Mt bom esse poema, retrata direitinho o q o Homem passa.
to com vontade de chorar como esse poema pois retala o ciclo da vida do homem
bandeira, nesse poema consegue retratar a essencia da incapacidade humana, pois, se a mente humana é tão poderosa que pode controlar todos os seres “doma-los” e não pode controlar, o bicho, que ha dentro de cada um de nós. como podemos conviver sem controlar a nossa mente, nossos instintos, nossas atitudes? acho que era isso que bandeira queria expressar
desde a primeira vez que eu li esse poema era uma interpretacao de texto de uma prova . eu nunca mais esqueci so li uma vez e bastou pra eu quardar na memoria e aprender tambem coisas que eu nunca tinha atinado parado pra pencar que e a miseria humana e olha que isso ja tem quase 40 anos ainda hoje lembro e falo baixinho pra mim mesmo .. vi ontem um bicho . na imundicie do patio…………………………etriste ne gente e o pior que e verdade nada alem da verdade.
eu precisava fazer uma peça com esse tema mas não tenho ideas vc pode me ajudar?
ESSE TEXTO LEMBRA A FOME ENQUANTO OS PULITICOS COMEN CAVIAR OS HOMENS QUE TRABALHAN MAS QUE ELES COMEN LIXO
Nunca esquecí esse poema de Manuel Bandeira desde que lí pela primeira vez no ginásio!
Nunca esquecí esse poema de Manuel Bandeira desde que lí pela primeira vez no ginásio!
Acho esse poema muito interessante, emocionante, chocante, real e atual….
Retratando a miséria que o ser humano pode chegar e principalmente,
o descaso da maioria de nós, muitas vezes enxergamos “bichos”, desprezamos porque vemos “bichos” e não seres humanos…
nunca esqueci desse poema fala muito sobre os dias de hoje sobre a nossa Era
não da pra se esquece algo q se tem no dia a dia… mais o q eu acho pior é o fato de se nunca esquece mais também de nunca se fazer nada pra mudar essa realidade.
esse poema diz de maneira simples como é tratada as pessoas no brasil.
O ser humano excluído do mundo dos letrados, acaba entrando na condição de ser animal. Quem o exclui? Há os excludentes? Pensemos!
No Brasil e na maior parte do mundo, Graciele. Alguns com MUITO e outros vivendo de restos. Sejam restos de comida, de trabalho…
Será que essa exclusão tem relação com ser ou não letrado, Iraci? Fizeram um estudo onde descobriram que muitos mendigos são poliglotas, curso superior…
É uma clara critica ao sistema capitalista !
muito bom….obrigada por me ajudar
O POETA MANUEL BANDEIRA ESTA FALANDO. DE ONTEM E DE HOJE A RELIDADE DOS BRASILEIROS, QUEM É RICA, FICA MAIS RICA, QUE POBRE FICA MAIS POBRE É. TEM DUOIS TIPO DE POBRE, 1 É ALMA, E 2 E´ DE COMCIENCIA, QUE ROUBA DE UMA CRIANCA, PARA ELES MESMO OK
Acho que a maioria dos brasileiro e dessumano precomceitoso nao devemos cupa so os politiqueiro por que si todos comtribuice um pouco com doaçoes ajudaria muuuuito mais a maioria dos brasileiro so fazem gritica já preseciei um cena desar lamentavel tamtos com tamto e poucos sem nada esse e um pais chamado brasil vote com comsiência
Acho que a maioria dos brasileiros são desumanos, preconceituosos. Não devemos culpar somente os políticos, pois, se todos ajudassem um pouco com doações, serviria bastante, mas a maioria dos brasileiros só fazem críticas. Já presenciei uma cena lamentável dessa. Poucos com muito, e muitos sem nada. Esse é um país chamado Brasil. VOTE COM CONSCIÊNCIA.
Corrigindo teu comentário. Teu português tá uma merda. ‘-‘
Quem dera a correção do português bastasse! Seria de muito mais valia, por exemplo, procurar a escola mais próxima e verificar a necessidade de melhorar a linguagem daquela comunidade. Até porque, informalmente, o que vale é se houve comunicação e tanto houve, que o nobre conhecedor do português conseguiu “corrigir” o comentário anterior. Aff!!!!!!!
Manuel Bandeira expreçou bem oq somos ,nos nao passamos de nada, somos materia organica enfeitada de iluzoes mundanas
O poema acima fala sobre uma pós guerra, foi escrito 27/10/1947 dois dias depois do natal o que era para ser feliz tornou-se uma cena triste, a indignação do altor retratando de forma subjetiva uma pós guerra.
Quando ele cita no poema”O bicho não era um cão,Não era um gato,Não era um rato.”
O cão é os Estados Unidos,o gato era a Inglaterra e o rato o nazismo.Ele escreveu muito além do jeito que interpretam o poema.
O POEMA RETRATA A VERDADEIRA HISTÓRIA DE MUITOS INDIVÍDUOS QUE VIVEM EM NOSSO MEIO, QUE PENA NÃO DEVERIA SER ASSIM.
Isto é real, existe, não sei quem motiva sena tão desgostante. Não acredito na existência de explicativas que possam precisar acontecimentos de tamanha vergonha para o homem.
Correção: Cena – acontecimento dramático.
A muitos anos atrás fiz a interpretação desse texto numa prova e nunca mais esqueci, esse e o retrato de miséria.
E o motivo todo mundo já conhece. É que o de cima sobe e o debaixo desce.
Ee e muito feio esse menino nao tem nosao
Muito bom!
O homem sempre foi um bicho. O mal dele, foi achar que era melhor que animais. !!!
A FOME É UMA CONTRADIÇÃO, O MUNDO É RICO O QUE FALTA É VONTADE POLÍTICA !
Achei bom
com esse texto, o poeta prentende comunicar uma determinda mensagem.que mesnsagem essa?
Uni
Muito bom me emocionei na sala de aula ao ouvir minha professora de filosofia contando esse poema pra gente
Há cada vez mais uma necessidade latente e crescente em nosso meio urbano de enxergamos o homem do lixo. Falta de políticas públicas sérias e de cobrarmos o que fazem com o dinheiro dos altos impostos que pagamos. Esta poesia sempre me chamou atenção e me cobrou um olhar diferenciado para esta situação. Precisamos de ações concretas para este crucial problema social. A desigualdade social, a falta de investimentos sérios, a sociedade do tudo descartável, egoísta tem que mudar. Esta poesia do Manuel Bandeira será o inicio para a sensibilização e mobilização popular de um programa para o trabalho social em nossa comunidade.
ME LEMBRO QUANDO COM 10 ANOS DE IDADE MINHA PROFESSORA ESCREVEU ESSE POEMA NO QUADRO(VERDE)EU NUNCA MAIS ME ESQUECI DESTE TEXTO FICOU NA MINHA MEMÓRIA PARA SEMPRE É MUITO LINDO ISSO JÁ FAZ MAIS DE 20 ANOS LEVAREI PARA VIDA TODA.
Prq o poeta se refere ao homemesmo catando comida como bixo?
O Poeta Antecipa Ao Jeito Que O Personagem
“Não Era Um Cão”, “Não Era Um Gato”, “Não Era Um Rato”.
Por Que Alguém Poderia Supor Que O Personagem Fosse Um Desses Bichos ?
legal bem louco esar vaca , tem mt vaka grannddeee leeeeiite
leitttttttt333333333333333333333
leite leite leite leite
que tragedia esse poema nao narra somente um passado
Gostei do poema msm sendo curtinho
ESTE POEMA ME LEMBRA DE JESUS CRISTO NOS ENSINANDO-NOS A PARTILHAR O NOSSO PÃO COM OS MAIS NECESSITADOS E NÃO JULGAR PORQUE DESSA SITUAÇÃO….
Que desenho eu vou ter que desenha
tenho que fazer uma atividade sobre esse texto pode me ajuda
As deficiências da vida causa estas situações na vida do ser humano.
esse poema é a verdadeira injustiça social, onde a sociedade, cruel, injusta, mesquinha e desumano, e nossos governantes só cria Lei ou faz alguma coisa para seus próprio interesse, e povo só representa para eles um animal faminto que mal conhe seus direitos que quando precisa dele da migalha, como se tivesse dando o melhor.
Vivemos uma sociedade hipócrita, camuflada de moralismo, de combate à corrupção, mas no fundo, quer omitir o seu verdadeiro intuito, a manutenção dos seus privilégios. Temos uma classe média medíocre, detentora do capital intelectual, que usa do discurso manipulador para não revelar o seu ódio contra os menos favorecidos. Sempre foi assim, desde a nossa sociedade escravocrata. E qualquer ameaça aos seus interesses é motivo de “indignação” , quando na verdade, estão preocupados com sua vidinha. Cenas como as que estamos presenciando atualmente em nossas ruas, praças, com a volta da miséria em nosso país é apenas o reflexo e o fruto da atitude dessas pessoas mesquinhas. Pode perguntar a qualquer uma delas sobre o que acham dessas cenas e a resposta será uníssona: um absurdo, nossa ruas estão horríveis, pago um IPTU absurdamente caro para ver essa pessoas “sujando” minha cidade. Humanidade está doente.
Infelizmente pertencemos a uma espécie que retrata exatamente isso.
Poema que retrata inda os dias atuais infelismente
Ser e clássico ou modernismo
Lindo o poema… Confesso a todos vocês que eu não fazia a mínima do que eu estava lendo dentro da sala de Aula, eu tinha que me aprofundar mais pra poder me expressar.
Concordo plenamente com cada um de vocês. A Hipocrisia nesse mundo é irregulavel, Lamentoso!!!
– Só uma pergunta… ( Se esse texto fosse uma pequena noticia se Jornal , como elé ficaria ) ?
Esse poema é ótimo
Texto texto me esperou e uma coisa fome e você deixou sua fome bastar tanto que você não tem como eu mexo mais homem bicho tem que ser um homem mais popular e sem ser homem fomento mas seja um homem homem homem beija porque o sonho do homem você beija mais o bicho deu o beijo que você deu a tua oportunidade Você ainda vai dá mais para ele então tem que esperar mais a fome homem bicho e esse Pátio fedorento
que vocês acharam na sua imundícia do pátio então por favor tente ser mais obrigatório